49. 3622.1639
49. 99917.3055

Idosa de 96 anos vence luta contra a Covid-19 no AP após ter 50% do pulmão comprometido

Idosa de 96 anos vence luta contra a Covid-19 no AP após ter 50% do pulmão comprometido Jandira Picanço Furtado teve alta hospitalar e recebeu carinho da equipe de saúde.

A idosa Jandira Picanço Furtado entrou para as estatísticas como uma paciente que venceu a luta contra Covid-19 no Amapá. No entanto, devido os 96 anos de idade, a hipertensão e o comprometimento de 50% do pulmão causado pela doença, ela se tornou um caso particular em meio aos mais de 11 mil infectados no estado.

Jandira superou não só o novo coronavírus mas também a expectativa de médicos e enfermeiros, ao receber alta hospital depois de quase 20 dias internada.

Segundo a neta Amanda Furtado, de 27 anos, os exames feitos antes da internação constataram que a doença apresentava estado avançado dentro do organismo da avó. Por essa razão, a família acredita além da medicina a providência divina teve relação para a melhora.

"A gente fez uma corrente de oração forte em prol da saúde dela. Ela também pediu porque por várias vezes ela chegou a pensar que não ia aguentar porque sentia muitas dores. E era o maior comentário da equipe de médica e de enfermagem que ela não ia sobreviver pelo fato dela ter chegado muito debilitada", contou Amanda.

Amanda Furtado junto com a avó Jandira após alta da idosa — Foto: Amanda Furtado/Arquivo Pessoal

A idosa foi detectada com a doença no dia 11 de maio, após uma das filhas também ter contraído a Covid-19. Dois dias depois, ela deu entrada em um hospital particular de Macapá, mas esperou na unidade até o dia 15 por um leito clínico, em que ficou respirando com apoio de oxigênio.

Durante o tempo de internação, a família e os profissionais não contaram à ela que tinha sido infectada com o novo coronavírus a fim de preservar a saúde de Jandira, que também tem ansiedade.

Como consequência da Covid-19, a idosa ficou com cicatrizes no pulmão e terá que fazer fisioterapia respiratória. Porém, o período de transmissibilidade já passou e Jandira pôde retornar para junto dos familiares.




Data: Quarta-feira, 06 de Maio de 2020

Fonte: Bem Estar

Fone (49) 3622 1639
Rua Barão do Triunfo, 807 - Centro
São Miguel do Oeste - SC
Depieri © 2012 - Todos os direitos reservados
dblinks