49. 3622.1639
49. 99917.3055

Da pesquisa às análises clínicas: biomédico é o primeiro a saber das coisas

Alunos durante aula prática na UnespSem legenda.
Alunos durante aula prática na UnespSem legenda.
Tem sempre alguém que sabe antes do que todo mundo o resultado de um teste de paternidade, o diagnóstico de uma doença, a conseqüência de um exame laboratorial e até mesmo se a fertilização in vitro vai virar o tão sonhado bebê. Ele é o biomédico, profissional que está "escondido" aos olhos do público, mas que é o grande responsável pela garantia dos exames laboratoriais e das análises clínicas. Esse é o tema do Guia de Carreiras do G1 desta terça-feira (15).

O biomédico é um profissional da área de saúde com um amplo campo de trabalho: atualmente são 33 habilitações aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) -as duas principais são pesquisa/docência e análises clínicas. Segundo Silvio José Cecchi, presidente do CFBM, 90% dos profissionais formados atuam em laboratórios de análises clínicas.



De acordo com o professor João Henrique Kanan, coordenador do curso de biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), por causa da diversidade de áreas de atuação, depois de 500 horas de estágio, o biomédico tem competência para assinar um laudo técnico com o resultado de uma análise clínica.

"No caso de uma fertilização in vitro, por exemplo, não é o biomédico que faz a coleta de materiais, mas é ele que cuida de todo o procedimento em si: vai analisar o material e ver se ele é apropriado para o reimplante, é ele que diz se o embrião é ou não adequado, e ele também pode fazer o trabalho de aconselhamento genético junto com uma equipe multidisciplinar", disse o professor Kanan.


Data: Terça-feira, 15 de Maio de 2012

Fonte: G1

Fone (49) 3622 1639
Rua Barão do Triunfo, 807 - Centro
São Miguel do Oeste - SC
Depieri © 2012 - Todos os direitos reservados
dblinks