49. 3622.1639
49. 99917.3055

Desafio do sal: entenda os perigos

O perigo deste desafio do sal é que ele pode aumentar a pressão arterial, sobrecarregar os rins e desidratar os neurônios.

Você já ouviu falar do desafio do sal? Ele se popularizou no Tik Tok, uma rede social chinesa que virou febre entre crianças e adolescentes. Na “brincadeira” do sal, os adolescentes viram um pote de sal na garganta.

Mas é perigoso encher a boca de sal? Sim! Quem explica é a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar. “Nessa ‘brincadeira’, as crianças engolem o sal e engolir sal faz muito mal para a saúde. Quando o sal entra na corrente sanguínea, ele puxa a água dos tecidos, das células. Isso faz com que aumente a pressão arterial. Começamos a ter hipertensão”.

Além disso, o excesso de sal pode provocar desidratação, vômitos e sobrecarregar os rins. Isso tudo pode causar confusão mental, convulsão, coma e até levar à morte. 

“O neurônio que sente mais e a gente começa a ter sintomas neurológicos, como a irritabilidade, confusão mental. Se a criança começar a apresentar esses sintomas, os pais devem levar ao hospital”, completa a pediatra.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por dia, uma colher de chá de sal no máximo. A ingestão de grandes quantidades de sal está ligada a vários problemas de saúde.



Data: Quinta-feira, 05 de Março de 2020

Fonte: Bem Estar

Fone (49) 3622 1639
Rua Barão do Triunfo, 807 - Centro
São Miguel do Oeste - SC
Depieri © 2012 - Todos os direitos reservados
dblinks